A rocha da nossa salvação é o Senhor Jesus, a pedra angular de
esquina que os lideres de Israel (edificadores) rejeitaram ( Sl 118:22
). Os salmos e os profetas anunciaram que o Messias é a pedra preciosa
de esquina bem firme e fundada, e que é necessário aos homens crer n’Ele
"Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis
que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa
de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se
apresse" ( Is 28:16 ); “Todo
aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica,
assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a
rocha” ( Mt 7:24 ; 1Co 10:4 ).
1
VINDE, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação. 2
Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.
3 Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.
4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes
são suas. 5 Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra
seca. 6 Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR
que nos criou. 7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e
ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, 8 Não endureçais os
vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no
deserto; 9 Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha
obra. 10 Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É
um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. 11 A
quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. ( Sl 95:1 -11)
O
apóstolo Pedro em sua primeira carta aos cristãos da dispersão deixou
registrado que os profetas inquiriam e trataram diligentemente sobre a
salvação que profetizavam e em que tempo a salvação se daria. Embora os
profetas de Deus não soubessem os tempos em que a salvação de Deus havia
de se manifestar, foi-lhes revelado que não profetizavam para eles
mesmos ( 1Pe 1:10 -12).
Considerando que os salmos são profecias
acerca do Cristo, o Filho de Davi ( 1Cr 25:1 -3; At 2:30 ), é fácil
admitir que com o salmo 95 não seria diferente, pois o salmista
profetizou acerca da salvação em Cristo.
1
VINDE, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação. 2
Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.
O salmista Davi faz um convite: ‘Vinde, cantemos ao Senhor!’.
O convite é para cantar com alegria à rocha que é salvação. O convite
do salmista vai além da ideia de cânticos litúrgicos. Para cantar,
jubilar é necessário reconhecer, crer e confessar que o Senhor é a rocha
da salvação (v. 1; Hb 4:7 ).
É um convite solene aos remidos para
se apresentarem à rocha da salvação com louvores, celebrando com
salmos. Por que os louvores devem ser celebrados com salmos? Porque os
salmos são profecias, ou seja, testemunho de Deus acerca de Si mesmo.
Ao
utilizar o pronome possessivo ‘nossa’ na segunda parte da convocação, o
salmista demonstra que esta celebração compete apenas aos remidos do
Senhor. Os remidos do Senhor celebram ao Senhor um cântico novo, ou
seja, professam a Rocha da salvação; confessam a Cristo como Senhor;
santificam a Cristo como Senhor em seus corações. Quando o homem
reconhece que a rocha da salvação é o Senhor, conforme descrito nos
salmos, creu no Senhor conforme o testemunho que Deus deu de Si mesmo,
ou seja, creu como diz as Escrituras "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" ( Jo 5:39 ); "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" ( Jo 7:38 ).
Quem é a rocha da nossa salvação?
A
rocha da nossa salvação é o Senhor Jesus, a pedra angular de esquina
que os lideres de Israel (edificadores) rejeitaram ( Sl 118:22 ). Os
salmos e os profetas anunciaram que o Messias é a pedra preciosa de
esquina bem firme e fundada, e que é necessário aos homens crer n’Ele "Portanto
assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma
pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e
fundada; aquele que crer não se apresse" ( Is 28:16 );
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica,
assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a
rocha” ( Mt 7:24 ; 1Co 10:4 ).
Quando o homem reconhece que
Cristo é o Senhor, a rocha da nossa salvação, a sua confissão
constitui-se o perfeito louvor, um cântico novo. Quando se ouve da boca
do homem a confissão: “Jesus é o Cristo, o Filho de Davi”, ouve-se um cântico de salvação
“Se é que já provastes que o SENHOR é benigno; E, chegando-vos para
ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus
eleita e preciosa” ( 1Pe 2:3 -4);
“Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas
que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi,
indignaram-se” ( Mt 21:15 ).
O convite do salmista para
jubilar à rocha da salvação é uma clara alusão à igreja, pois a igreja
de Cristo é edificada sobre a rocha salvadora. A igreja de Cristo é
constituída de homens que creram em Cristo - a Rocha da salvação ( Mt
16:18 ). Quem crê em Cristo não é confundido ( 1Pe 2:6 ).
3
Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. 4
Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são
suas. 5 Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra
seca.
Nesta fala o salmista continua a descrever a
rocha da salvação, ninguém menos que o Senhor, Deus grande e rei grande
sobre todos os deuses. Cristo é esse Deus Grande, o motivo do cântico
dos que creem. Nas mãos de Cristo estão todas as coisas, desde as
profundezas do mar até as alturas dos montes. Tudo pertence a Cristo, o
Senhor e Deus grande.
É Cristo quem criou todas as coisas e tudo existe por intermédio d’Ele "Porque
convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem
tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições
o príncipe da salvação deles" ( Hb 2:10 ).
O menino que
nasceu segundo a palavra do profeta Isaias não aparentava ter o
principado sobre os seus ombros, porém, Ele trouxe poderosa salvação aos
homens que creem que Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da
eternidade e Príncipe da paz! ( Is 9:6 ).
Estando no mundo Jesus
honrou o Pai dizendo: ‘Tu és o meu Pai e meu Deus’, e, por sua vez, o
Pai o tornou mais elevado do que os reis da terra "Ele
me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha
salvação. Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da
terra" ( Sl 89:27 ).
Todos que horam o Filho assim como
honram o Pai, de fato honram a Deus. Os homens só horam a Deus quando
adoram o Filho, santificando-o em seus corações "Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou" ( Jo 5:23 ; 1Pe 3:15 ; Is 8:13 ).
A
igreja de Cristo é honrada pelo Pai porque creu naquele que Deus enviou
( Jo 5:24 ), e herdará com Cristo todas as coisas ( Ap 21:7 ; Rm 8:17
). Profeticamente o salmista convoca a Igreja para cantar a Cristo, a
rocha de salvação. Ele é o Senhor, Deus Forte e Rei Grande ( Sl 82:1 ;
Sl 89:6 ; Jo 10:34 ).
Jesus Cristo é Deus desde a eternidade e
como rei o seu trono esta firme desde sempre ( Sl 93:2 ). Como Deus
havia dado aos homens o poder de dominar sobre a face da terra, para ter
a preeminência em tudo, Jesus foi introduzido no mundo como o Unigênito
de Deus e, ao ressurgir dentre os mortos, tornou-se o Primogênito entre
muitos irmãos. A igreja é o corpo de Cristo, de modo que, como cabeça
do corpo Ele tem a preeminência, é o Sublime entre sublimes "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência" ( Cl 1:18 ); "DEUS
está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses (...) Eu
disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo" ( Sl 82:1 e 6).
Jeremias ao falar do Rei Grande, assim profetizou: “Eis
que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo;
e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a
justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará
seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR
JUSTIÇA NOSSA” ( Jr 23:5 -6).
Quando o salmista convida: “Vinde, cantemos ao Senhor” (v. 1), é para que os salvos em Cristo se regozijem no Senhor que os estabeleceu por seu corpo.
Deus
fez de dois povos a sua Igreja: judeus e gentios, são indivíduos de
todas as tribos e línguas que o salmista convoca a regozijar na rocha da
Salvação. Haverá um tempo em que Este mesmo Deus Grande fará que a casa
de Israel se converta a Ele, o Deus Forte "Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó" ( Is 10:21 ).
Embora
o povo de Judá outrora eram incrédulos, no tempo que se chama hoje
foi-lhes dado uma nova oportunidade, Deus estabeleceu um novo e vivo
caminho em que todos os homens, quer judeus ou gentios, podem ser
conduzidos a Deus. Qualquer que olhar para Jesus e crer n’Ele conforme
diz as Escrituras será salvo "Tu, ó Sião,
que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que
anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas,
e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus" ( Is 40:9 ).
O salmista enfatiza a grandeza de Cristo porque à Igreja foi revelado o rosto do Senhor que se escondia da casa de Israel "E esperarei ao SENHOR, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei"
( Is 8:17 ; Is 64:7 ). Cristo é a luz que resplandeceu nas trevas, e o
povo que habitava a região das trevas viu uma grande luz em virtude de
um menino que nasceu ( Is 9:2 ).
O convite para exultar é para o
povo que considera que Cristo Jesus é o Senhor, o Deus Forte, o Rei
Grande que se assentou a destra da Majestade nas alturas “DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” ( Sl 110:1 ; At 7:55 ).
Caso
considerassem as Escrituras, membros do povo de Israel seriam aceitos
pelo Senhor que está à mão direita de Deus, tornando-os membros do seu
corpo.
O Senhor Jesus resplandeceu o seu rosto sobre todos os
homens, tanto aos da casa de Israel quanto aos gentios, pois Ele foi
dado como luz para os gentios "Disse mais:
Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e
tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos
gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra" ( Is 49:6 ; Is 8:17 ).
O mesmo Deus que no Gênesis disse: - ‘Haja luz’, resplandeceu o seu rosto sobre a igreja (todos os homens), de modo que Ele é a Rocha de salvação para todos os que o invocar "Porque
Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem
resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da
glória de Deus, na face de Jesus Cristo" ( 2Co 4:6 ); "Faze-nos voltar, ó Deus, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos" ( Sl 80:3 ).
Quando Cristo tornou conhecida a glória de Deus, cumpriu-se a palavra que diz: "Eis-me
aqui, com os filhos que me deu o SENHOR, por sinais e por maravilhas em
Israel, da parte do SENHOR dos Exércitos, que habita no monte de Sião" ( Is 8:18 ; Hb 2:13 ), pois a igreja é composta de filhos de Deus ( Gl 3:26 -29).
O
salmista demonstra no verso 5 que todas as coisas pertencem ao Senhor
Jesus, demonstra que foi Ele quem fez os céus e a terra. Sobre a obra
criativa de Cristo o escritor aos Hebreus deixou registrado: “...
a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu
herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o
resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e
sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por
si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da
majestade nas alturas” ( Hb 1:1 -3).
O escritor aos Hebreus demonstra que o Salmo 45 também refere-se a Cristo:
“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos
séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e
odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de
alegria mais do que a teus companheiros” ( Hb 1:8 -9 ; Sl 45:6 -7).
Em seguida, o escritor aos Hebreus enfatiza que Cristo criou os céus e a terra: “E:
Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas
mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa,
envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o
mesmo, E os teus anos não acabarão” ( Hb 1:10 -12).
Portanto,
concordando com as Escrituras que Cristo é o Senhor que fez o mar, Ele é
o Senhor que com as suas mãos formou a terra seca “Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca” ( v. 5); "Porque
Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem
resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da
glória de Deus, na face de Jesus Cristo" ( 2Co 4:6 ).
6
Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos
criou. 7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas
da sua mão.
O salmista repete o convite do verso 1: - “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos!”. A convocação solene é para que a Igreja adore prostrada perante Cristo.
Por
que a convocação para se prostrar diante da rocha da salvação? Porque a
rocha da salvação é o Filho de Davi que, além de criar todas coisas,
criou a Igreja! ( Cl 1:16 -17; Jo 1:3 ; Fl 2:11 ; Sl 97:7 ; Hb 1:6 ).
Através
de Abraão, Deus constituiu um povo para si, porém, quando provados
diante do monte Sinai com trovões e relâmpagos, rejeitaram a palavra do
Senhor ( Ex 20:18 ). Agora, o Senhor novamente se apresenta como Filho
do Homem, o Verbo que se fez carne, e o povo que não suportou os
relâmpagos e os trovões tropeçaram na Pedra eleita e preciosa, pois não
conseguiam ver que Jesus de Nazaré era o Filho de Davi.
Mas, todos
que n’Ele crêem, quer sejam judeus ou gregos, são criados de novo na
condição de ovelhas da suas mãos. Ele é o Sumo Pastor das ovelhas que
criou para si.
Sabemos que o mundo, e tudo que nele há, foi criado
por Cristo ( Jo 1:3 ). Foi Cristo quem disse: - Haja luz e criou o
homem segundo a imagem que Ele havia de vir, de modo que Adão era só uma
figura do Cristo homem ( Rm 5:14 ).
Adão foi criado pela expressa
imagem do Deus invisível – Cristo. Porém, a imagem que Adão recebeu foi
a imagem do corpo que Cristo havia de vir ( Gn 1:27 ; Hb 1:3 ). Apesar
de Adão ter sido criado por Cristo, se vendeu ao pecado estabelecendo
uma barreira (pecado) que o impedia de adorar o seu Criador.
Cristo
obrou maravilhosamente removendo a parede de separação, de modo que o
salmista conclama a todos que foram criados de novo em verdadeira
justiça e santidade, tornando-se filhos, herdeiros de Deus, ovelhas do
seu aprisco, que adorem o seu Deus.
O motivo da adoração é patente: - “Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão!”. A convocação do salmista é um convite solene para a igreja, ovelhas que ouviram o Bom Pastor, que disse: - "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" ( Jo 10:11 ); "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas" ( 1Pe 2:25 ).
Quando os salmos enfatizam que o Senhor é Deus, indica que Cristo é Deus e Senhor sobre os céus e a terra "Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto" ( Sl 100:3 ); "Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores" ( Sl 79:13 ).
7
Se hoje ouvirdes a sua voz, 8 Não endureçais os vossos corações, assim
como na provocação e como no dia da tentação no deserto;
O salmista faz um alerta solene e apresenta um exemplo: - “Se hoje ouvires a sua voz, não endureçais os vossos corações, assim como na provação e como no dia da tentação no deserto”.
No
alerta, o salmista profetiza diretamente a Israel demonstrando que
haverá um dia em que será dada uma nova oportunidade de se achegarem a
Deus, porém, esta nova oportunidade não era para um povo especifico,
antes para indivíduos de todas as tribos e línguas. Os mesmos membros de
Israel, que outrora rejeitaram a Deus, não estavam excluídos, se
ouvissem a vos de Cristo. Portanto, não deveriam endurecer seus
corações.
Como nação o povo de Israel foi provado e rejeitado mais uma vez, pois não aceitaram a Cristo por santuário quando Ele disse: "Eu
sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá
para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida
do mundo" ( Jo 6:51 ). A Rocha de salvação tornou-se para ele em rocha de escândalo "Então
ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de
escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores
de Jerusalém" ( Is 8:14 ).
9 Quando vossos pais me
tentaram, me provaram, e viram a minha obra. 10 Quarenta anos estive
desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e
não tem conhecido os meus caminhos. 11 A quem jurei na minha ira que não
entrarão no meu repouso.
O salmista profetiza em nome do Senhor pelo Espírito Santo ( Hb 3:7 ), como se lê na carta aos Hebreus:
“Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.
Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que
erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. A quem jurei na
minha ira que não entrarão no meu repouso” (v. 9 -11; Hb 3:7 -11).
O escritor aos Hebreus explana estes versos do Salmo 95:
“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e
infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros
todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós
se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de
Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao
fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os
vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o
provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas
com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que
pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não
entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que
não puderam entrar por causa da sua incredulidade” ( Hb 3:12 -19).
Tudo o que foi escrito nas Escrituras nos foi dado por figura, sendo que a realidade encontra-se em Cristo "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo" ( 1Co 10:4 ).
Tudo
foi deixado para exemplo, para que os que são participantes de Cristo
não se façam idólatras ( 1Co 10:7 ), promíscuos ( 1Co 10:8 ),
desobedientes ( 1Co 10:9 ) e murmuradores ( 1Co 10:10 ).
O povo de
Israel, por causa da incredulidade, não entrou no descanso que Deus
havia preparado desde a fundação do mundo ( Hb 3:19 e 4:3 ).
As
mesmas boas novas que foram anunciadas à Igreja, também foram anunciadas
ao povo de Israel, porém, não creram ( Hb 4:2 e 6). Como foi anunciada
as boas novas ao povo de Israel e não creram, muito tempo depois por
intermédio do salmista Davi, Deus promete descanso ao dizer: - “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações!”.
O
povo de Israel tentou e provou a Deus e viu o que Ele realizou, porém,
não se arrependeram dos seus maus caminhos. O período de peregrinação no
deserto se sucedeu em função de não confiarem em Deus, de modo que Deus
estabeleceu na sua ira que não entrariam no descanso prometido, de modo
que todos morreram no deserto, exceto Calebe e Josué.
Como não
confiaram em Deus como o crente Abraão, o povo errava por não
compreender que herdaram um coração maligno de Adão ( Is 43:27 ). Como
entraram por uma porta larga (Adão) e trilhavam um caminho que os
conduzia à perdição, os filhos de Israel eram pecadores (errados de
espírito). Para conhecer o caminho do Senhor, necessário era
circuncidarem o coração incircunciso que herdaram de Adão.
Bastava confiarem em Deus conforme Davi que rogou a Deus dizendo: “Esconde
a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria
em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” ( Sl 51:9 -10), que o Alto e o Sublime faria deles morada vivificando o coração e o espírito “Porque
assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é
Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e
abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para
vivificar o coração dos contritos” ( Is 57:15 ).
Se
confiassem em Cristo, Deus lhes daria um novo coração e um novo espírito
e habitaria neles ( Is 57:15 ). Apesar de todas as ordenanças da lei
ser figuras que apontam para Cristo como o descanso prometido, Israel
rejeitou a Cristo: o descanso ( Cl 2:16 -17 ; Hb 10:1 ).
Mas,
aqueles que creram, a Igreja de Cristo, entraram no descanso prometido e
descansaram de todas as suas obras, judeus e gentios, como o Senhor das
suas “Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas” ( Hb 4:10 ).
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